- um pouco da Itália -
Durante a minha mais nova experiência como sfoglina - nome dado a quem faz a sfoglia - no curso oferecido pela associação La Sfoglina di Bologna, pude sentir na pele, ou melhor, nos músculos essa emoção!
Preparar a sfoglia é até fácil, o que precisa depois é de força para "sovar e abrir" a massa. Ela é a base para o talharim, para a lasagna, para os tortellini, e qualquer outra massa recheada.
Nossa aula foi num lugar encantador, estávamos cercados por vinhedos no meio das colinas bolonhesas...
E você começa literalmente pondo a mão na massa mesmo!
RECEITA
A receita base da massa é a seguinte, para 4-6 pessoas:
- 400gr de farinha
- 4 ovos
Na primeira vez, você pode começar fazendo a metade da receita, aliás para cozinheiras de primeira viagem como eu, 200gr de farinha e dois ovos foi um grande desafio!
PREPARO
Colocar a farinha sobre uma superfície de trabalho e fazer uma fonte no meio. Quebrar os ovos no centro da farinha, e com um garfo iniciar a mexê-los, misturando lentamente com a farinha que está na borda interior. Você pode fazer a massa colorida, clique aqui para ver.
Quando começar a ficar consistente, amassar tudo e sovar durante pelo menos 15 minutos até que o composto seja liso e elástico. Se a massa ficar muito dura, pode-se acrescentar um pouco de água: a dica é simplesmente molhar as mãos com água morna de preferência e continuar sovando.
Deixe descansar por alguns minutos coberta com película transparente.
Em seguida, comece a abrí-la com o rôlo de macarrão e trabalhe assim até que a massa fique bem fina. Esta é a parte mais díficil, pois é necessária uma boa habilidade com o instrumento de trabalho da sfoglina: o matarello não serve só simplesmente para brigar com o marido!
Brincadeiras a parte, depois de abrir a massa bem fininha, deixe-a secar por alguns minutos.
CORTANDO A MASSA
Para fazer osTagliatelle -Talharim:
Uma vez seca a massa, enrole-a ou dobre sobre si mesma e comece a cortá-la em fatias de mais ou menos meio centimetro de largura (a medida oficial é de 8mm). Abra as tirinhas e pronto: deixe o macarrão secar!
Tagliollini- Talharim bem fininho:
Para obter os tagliolini, basta cortar tiras bem finas, 2-3 mm. Este macarrãozinho cozinha muito rápido sobretudo se usado fresco. Tagliollini in brodo é muito comum no inverno. Casa-se muito bem com peixe tipo salmão, com molhos delicados, e "in bianco" (em branco) ou seja, somente um fio de azeite de oliva.
Pappardelle:
Já os pappardelle têm uma largura de 13mm. Este tipo de macarrão é típico da Toscana, os molhos são corposos e de sabor intenso, preparados com carne de lebre, de javali ou ainda com i funghi porcini.
Buon appetito!
Nos vemos no próximo post!
Commentaires