top of page

Quadro Europeu Comum de Referência - QECR



O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (Common European Framework of Reference for Languages – CEFR) é um padrão internacionalmente reconhecido para descrever a proficiência em um idioma.


É uma forma de descrever quão bem você fala e entende uma língua estrangeira, que divide o conhecimento dos alunos em três categorias, cada uma com duas subdivisões:


NÍVEIS DO QECR

NÍVEIS COMUNS DE REFERÊNCIA


NÍVEL BÁSICO (USUÁRIO ELEMENTAR)

A1 - contato:

É capaz de compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Pode apresentar-se e apresentar os outros e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Pode comunicar-se de modo simples, se o interlocutor falar lenta e claramente e se mostrar disposto a cooperar.


A2 - sobrevivência:

É capaz de compreender frases isoladas e expressões freqüentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante). É capaz de comunicar-se em tarefas simples e em rotina que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais. Pode descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, falar sobre assuntos relacionados às necessidades imediatas.


NÍVEL INTERMEDIÁRIO (USUÁRIO INDEPENDENTE)

B1- entrada:

É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e padronizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola, nos momentos de lazer, etc.). É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala o idioma estudado. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificativas para uma opinião ou um projeto.


B2- progresso:

É capaz de compreender as idéias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de comunicar com um certo grau de espontaneidade e desenvoltura com falantes nativos, sem que haja dificuldade para os interlocutores. É capaz de expressar-se de modo claro e detalhado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes entre várias possibilidades.


NÍVEL AVANÇADO (USUÁRIO PROFICIENTE)

C1- eficácia:

É capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos. É capaz de se expressar de forma fluente e espontânea sem precisar procurar muito as palavras. É capaz de usar o idioma de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais. Pode se expressar sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de estruturação, de articulação e de coesão do discurso.


C2 - segurança:

É capaz de compreender, sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou lê. É capaz de resumir as informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e fatos de maneira coerente. É capaz de distinguir pequenas variações de significado em situações complexas.


Qual é o seu nível? faça um teste aqui




Post recenti

Mostra tutti
bottom of page