A Coxinha é um tipo de salgadinho (salatino) brasileiro que nos lembra os "arancini siciliani".
O termo coxinha, que significa pequena coxa de frango (pollo), é usado para indicar a forma desse quitute que parece mesmo um "cosciotto". A idéia de fazer falsas coxas de frango frito veio do chef da família real brasileira que se viu obrigado a realizar os caprichos do pequeno herdeiro do trono que queria comer coxas de frango mesmo quando não eram disponíveis. Também feita com massa de batata e massa de mandioca, a coxinha é tradicionalmente recheada com carne de frango cozida e desfiada, podendo ter a opção de requeijão cremoso ou o catupiry, junto ao frango.
Esta guloseima é servida em lanchonetes, casas de café, lojas especializadas em salgadinhos, padarias e pastelarias. Em formatos pequenos, são servidas em festas e buffets. No café da manhã, no lanche ou no almoço esta iguaria desempenha o seu papel matando a fome ou ainda simplesmente quando se tem vontade de comer algo delicioso!
História
A coxinha, tal qual em sua forma atual, tem sua origem no século XIX, na região da Grande São Paulo, no estado de São Paulo.
Segundo historiadores da alimentação, a coxinha foi desenvolvida durante a industrialização de São Paulo, para ser comercializada como um substituto mais barato e mais durável às tradicionais coxas de galinha que eram vendidas nas portas de fábricas.
De São Paulo, a receita rapidamente se espalhou pelo restante do estado e logo do Brasil, já sendo popular no Rio de Janeiro e no Paraná na década de 1950.
Vuoi provare a fare la coxinha? Nel link sotto la ricetta completa con un video, ovviamente tutto in portoghese!
Comments