Dicionários de Língua Italiana




Para estudantes de nível avançado em língua italiana, os dicionários de italiano-italiano online gratuitos são uma boa pedida para aprofundar e enriquecer o próprio vocabulário.


Um dos dicionários que uso frequentemente é o Treccani.it

É o dicionário editado pelo Instituto Treccani. Conforme declarado na apresentação: “o objetivo do Instituto é compilar, atualizar, publicar e divulgar a Enciclopédia Italiana de Ciências, Letras e Artes, iniciada pelo Instituto Giovanni Treccani, e os trabalhos que dele derivam, ou refere-se à sua experiência, especialmente para o desenvolvimento da cultura humanística e científica, bem como para as necessidades educacionais, de pesquisa e de serviço social. A nomeação do seu Presidente, devido à importância cultural que detém, pertence ao Presidente da República Italiana.".

É certamente a fonte de maior prestígio e autoridade. A página de pesquisa parece muito simples. Encontre a caixa "pesquisar no vocabulário". Quando você digita a palavra que procura, se abre uma cortina que o convida a abordar com mais precisão a pesquisa: você pode escolher entre dicionário, enciclopédia, sinônimos e antônimos e muito mais.


Outro dicionário proposto pelo Corriere della sera, um dos mais conhecidos jornais italianos, propõe o dicionário Sabatini-Colletti, autores e pesquisadores de longa data e competência. É um dicionário que segue todo o caminho que vai da palavra até a frase e até o texto. Um dicionário italiano que consulta não apenas para verificar a ortografia exata e a pronúncia exata das palavras ou para saber o significado das palavras desconhecidas, mas também para verificar a construção exata das frases e orientá-las na escolha. Com base em critérios de eficácia comunicativa, atende aos critérios apresentados no início e mais do que o anterior.

O Sabatini Coletti também acolhe e define com clareza e precisão o vocabulário do italiano comum, especialista e literário. Os autores continuam a lidar com o idioma italiano realmente em uso e suas alterações e são reconhecidos como autoridades absolutas em seu campo ". Além da janela de pesquisa de palavras, você encontrará a pesquisa de letras do alfabeto. Em seguida, na página da palavra pesquisada, além da explicação, você encontrará uma lista de palavras para a que está conectada.


Outro dicionário muito completo é o Aldo Gabrielli, com suas edições Grande Dizionario, Hoepli. São cerca de 500 000 entradas, significados e definições. Propõem também sinônimos, antônimos, etimologias, vozes da terminologia científica, da ciência da computação à economia, vozes regionais, dialetais, gírias e familiares inseridas no idioma comum, vozes e frases estrangeiras inseridas no uso diário, vozes arcaicas e literárias, neologismos e novos significados das palavras da herança linguística tradicional.

Outra grande ajuda é o site Sapere.it, da editora De Agostini que sempre se dedicou a textos escolares, enciclopédias e dicionários.


7 visualizzazioni0 commenti

Post recenti

Mostra tutti