Perugia: estudos, chocolate e novos começos

Aggiornamento: 14 nov 2020

PERUGIA,

é uma das mais importantes "cidades de arte" da Itália, citada por Dante Alighiere, na Divina Commedia, relembrando que foi fundada pelos Etruscos por volta do sec. IX a.C.

« Intra Tupino e l'acqua che discende

del colle eletto dal beato Ubaldo,

fertile costa d'alto monte pende,

onde Perugia sente freddo e caldo​

da Porta Sole; e di rietro le piange

per grave giogo Nocera con Gualdo.

Di questa costa, là dov'ella frange

più sua rattezza, nacque al mondo un sole,

come fa questo talvolta di Gange.

Però chi d'esso loco fa parole,

non dica Ascesi, ché direbbe corto,

ma Orïente, se proprio dir vuole. »

(Dante Alighieri Divina Commedia – Paradiso: Canto XI)

A cidade possui um aqueduto, do ano 1254, e sua função inicialmente era de levar agua para a Fontana Maggiore, na praça Grande..

Por volta do ano 1800 este percurso foi enriquecido com parapeitos sobre as arcadas medievais e foi transformado num sugestivo percurso, ao qual se pode ter acesso através do Arco do Aqueduto.

A Fontana Maggiore

Um dos melhores exemplos de escultura medieval italiana construída entre 1278 e 1280

A igreja: Cattedrale di San Lorenzo

Esta igreja foi construída no sec XV, em substituição de uma catedral românica, numa área considerada sagrada desde a era arcaica.

A fachada desta catedral é caracterizada por um portal em estilo barroco, enquanto o portal lateral é do período de 1500.

Seu interior é decorado com pinturas do sec XVIII. Entre as muitas obras, a mais importante é a Deposizione (Deposição) de Federico Barocci (1569).

Tambem ali, encontra-se o relicário do Santo Anel, o anel nupcial da Virgem Maria.

O anel, de cor verde claro transparente, é de caldenônia. Ele é mantido em um precioso relicário, armazenado dentro de duas caixas, uma de madeira e a outra em ferro, colocados a oito metros de altura sobre um altar e protegida por uma grade frontal de madeira.

Para abrir as caixas são necessarias 14 chaves, 7 delas sao conservados pela cidade, 4 pelos canônicos da Catedral, uma pelo arcebispo , uma pelo Nobile Collegio del Cambio e uma pelo Collegio della Mercanzia.

O anel é suspenso por uma corrente de ouro, no interior do santuário, por sua vez ligado a uma coroa de prata-dourado, cravejada de pedras preciosas.

Rocca Paulina

Uma potente fortaleza, construída por volta de 1540, a pedido de Paolo Farnese III.

Esta construção foi realizada incorparando partes de casas, torres e ruas de um inteiro bairro, ainda hoje percorrível no seu interior.

A parte subterrânea, ainda intacta, é um lugar muito sugestivo: uma parte ainda soterrada é atravessada por escadas rolantes e o lugar é usado como centro de exposições.

No próximo post, um pouco de jazz e chocolate! ;-)

5 visualizzazioni0 commenti

Post recenti

Mostra tutti