Dizionari Portoghese-Portoghese

Dritte per studenti di portoghese avanzato che vogliono migliorare il vocabolario e anche la scritta. Le indicazione, ovviamente sono scritte in lingua portoghese!



Priberam

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP) é um dicionário de português contemporâneo com cerca de 133 000 entradas lexicais, incluindo locuções e fraseologias, cuja nomenclatura compreende o vocabulário geral e os termos mais comuns das principais áreas científicas e técnicas. O dicionário contém sinónimos e antónimos por acepção e permite ainda a conjugação verbal. É também possível consultar informação sobre a origem da maioria das palavras e indicações de pronúncia.

O DPLP permite a consulta de acordo com a norma do português europeu ou de acordo com a do português do Brasil, com ou sem as alterações gráficas previstas pelo Acordo Ortográfico de 1990. Para informações pormenorizadas, deverá aceder à secção Como consultar. Quaisquer sugestões ou correcções devem ser enviadas para dicionario@priberam.pt.

A presente versão do DPLP foi adaptada às novas tecnologias Web e reformulada para facilitar o acesso a partir de qualquer tipo de dispositivos - desktop, tablet e mobile. Para além das mudanças em termos de tecnologia, apresenta também mudanças visuais, para facilitar a leitura e a compreensão do dicionário, e conteúdo adicional, como, por exemplo, a visualização de anagramas, palavras relacionadas, divisão silábica, imagens ilustrativas das acepções e dúvidas linguísticas. A Priberam agradece o envio de comentários para dicionario@priberam.pt. Boas consultas!


Dicionário

O Dicio é um dicionário de português contemporâneo, uma ferramenta essencial no conhecimento, uso e estudo da língua portuguesa. Composto por mais de 400 mil palavras, apresenta: definição, classificação gramatical, etimologia, divisão silábica, plural, sinônimos, antônimos, transitividade verbal, conjugação de verbos e rimas.

Reconhecendo o caráter dinâmico da língua portuguesa e a constante evolução de suas palavras, o Dicio contextualiza suas definições com exemplos reais de uso da língua. Destaca também expressões idiomáticas e de uso corrente, bem como regionalismos, coloquialismos, estrangeirismos e neologismos.

Como consultar o Dicio?

A forma preferencial de pesquisa no Dicio deverá ser por palavras no masculino singular ou verbos no infinitivo. Nos verbetes, as acepções estão classificadas gramaticalmente e ordenadas conforme o uso; outras informações relevantes, o domínio conceitual ou a área do conhecimento para a qual os significados se aplicam, estão destacadas com colchetes, seguidas pela etimologia (entre parênteses) no final da definição. As abreviaturas utilizadas são de fácil compreensão e podem também ser consultadas na lista de abreviaturas.

Infopedia

é um dicionário enciclopédico em linha produzido pela Porto Editora, lançado em 2003. É composto por três áreas: central de conteúdos, dicionários e base de recursos. O serviço tem três modalidades de subscrição dependendo da quantidade de acessos desejados.

Michaelis

Novas palavras e expressões surgem na língua diariamente e numerosos empréstimos são feitos de idiomas estrangeiros. Por isso, logo após o lançamento do Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa, a equipe de lexicografia da Editora Melhoramentos começou a trabalhar na ampliação da obra. Em 2015, quase 15 anos e meio depois, o trabalho ficou pronto. Totalmente revisto, atualizado e ampliado, o novo dicionário recebeu o nome Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, e está disponível para consulta apenas em formato digital.

Mais de 60 profissionais se envolveram para manter a tradição da Melhoramentos na edição de dicionários de qualidade. O novo dicionário traz aproximadamente 167 mil verbetes, 350 mil acepções, 27 mil expressões e 47 mil exemplos e abonações.

Entre os novos vocábulos constam sugestões recebidas de consulentes, muitas através da campanha “O Português é seu”, em parceria com o UOL. Foram registrados termos que surgiram com o desenvolvimento das ciências e da tecnologia e novas palavras utilizadas nos mais variados meios de comunicação, além de regionalismos, coloquialismos e gírias. Importante registrar que a elaboração de verbetes das várias áreas de conhecimento contou com a assessoria de especialistas.

Para auxiliar os consulentes na educação linguística, a obra inclui divisão silábica, classe gramatical, gênero, transitividade verbal, expressões de uso corrente, plurais, aumentativos e diminutivos irregulares. A contextualização, importante instrumento para ajudar na compreensão de muitas definições, foi acrescentada ao dicionário em forma de exemplos e abonações.

Vale mencionar o meticuloso trabalho desenvolvido para registrar a etimologia das palavras, informando a língua de origem, o étimo e os elementos de composição, quando puderam ser determinados. Trata-se de uma oportunidade de despertar nos consulentes o interesse e a curiosidade pela origem das palavras.

A cuidadosa edição do Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa resultou numa importante obra de referência brasileira, que renova as possibilidades de estudo, conhecimento e uso da língua portuguesa.


Per ora queste sono le dritte! buon studio!

7 visualizzazioni0 commenti

Post recenti

Mostra tutti